Estresse x Psicologia
- psicologiaativa
- 28 de ago. de 2017
- 2 min de leitura

Meu trabalho de conclusão de curso (graduação em Psicologia) foi exatamente para relatar como o estresse pode causar danos emocionais e fisiológicos na vida do sujeito.
o estresse não é apenas uma situação momentânea de desconforto emocional causado pelo excesso de trabalho ou preocupação, mas, pode ser apresentado como uma doença extremamente perigosa para o equilíbrio psíquico e físico, que podem trazer problemas para todas as áreas de nossas vidas.Diferente do estresse normal, sentido antes de uma reunião importante ou de uma prova de vestibular, o estresse crônico é uma situação de estresse prolongado e contínuo que leva a pessoa a nunca conseguir descansar totalmente o corpo e a mente.
Abaixo vamos listar 6 dos mais intensos sintomas do estresse crônico. Compare com o que você costuma sentir no seu dia a dia e veja se é o momento de procurar ajuda especializada.
1. Gripes, resfriados e alergias que demoram semanas para curar
Diante de um quadro de estresse crônico, nosso corpo produz corticoides continuamente, levando à uma queda do nosso sistema imunológico, o que pode nos deixar mais doentes do que o normal.
2. Ocorrência de gastrites, úlceras e azias
Outra substância que o corpo produz quando se sente em perigo é a adrenalina. O excesso de adrenalina correndo no corpo deixa o estômago mais ácido, causando problemas estomacais,
3. Sensação de cansaço e desgaste que não passam
Com nosso corpo constantemente ligado, não conseguimos relaxar e nem descansar adequadamente. Como resultado, sentimentos constantemente uma sensação de cansaço e desgaste que não passam nem com sono e nem com descanso apropriado.
4. Problemas para dormir
Dormir demais ou dormir de menos são sintomas do estresse crônico. Se, por um lado, algumas pessoas não conseguem dormir adequadamente porque não conseguem relaxar, outras estão tão desgastadas que dormem mais do que seria necessário para um corpo saudável.
5. Ansiedade generalizada
Sob um nível grande e constante de estresse, a pessoa começa a apresentar problemas de ansiedade, como fraqueza, irritação, nervosismo, medos e pensamentos fixos que causam angústia e aumento da sensibilidade.
6. Depressão ou sensações depressivas
Sintomas depressivos estão diretamente relacionadas ao estresse, como alterações de apetite (queda ou aumento), apatia, perda de interesse por atividades do dia a dia que antes traziam alegria, e alterações no desempenho sexual.
É importante ressaltar que, não devemos nos rotular e sim procurar um profissional para que possa nos ajudar com a demanda se esta realmente existir.
Fonte: https://www.psicologoeterapia.com.br/psicoterapia/estresse-e-psicologia/
Artigo: OS MÚLTIPLOS PAPÉIS DA MULHER MODERNA: UMA REFLEXÃO DA PSICOLOGIA SOBRE O ESTRESSE
Comments