EMDR - Técnica de Psicoterapia
- Talita Romero - Psicóloga - CRP: 03/12569
- 27 de jul. de 2017
- 1 min de leitura

Mais uma novidade que permeia os estudos Psicoterapêuticos.
Hoje viemos falar um pouco sobre uma nova técnica, a EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing), a qual foi criada pela Psicóloga americana Francine Shapiro na década de 80 como principal mecanismo para se trabalhar com pessoas com Estresse pós-traumático. Hoje, esta técnica também auxilia a pessoas com outros traumas, ansiedade, depressão, etc.
Aqui no Brasil a Psicóloga e representante é a Esly Regina Souza de Carvalho, de acordo com ela a terapia permite o reprocessamento neurológico de lembranças difíceis e dolorosas. A técnica promove a ativação de mecanismos de cura do cérebro através da estimulação sensorial bilateral (ocular, auditiva e/ou tátil). Este tratamento só poderá ser aplicado por um psicoterapeuta certificado em EMDR.
Número de sessões
O número de sessões varia de acordo com a complexidade do trauma a ser tratado. Para um evento traumático isolado, único 1-3 sessões podem ser suficientes para o tratamento. No entanto, quando o trauma envolve repetidos acontecimentos traumáticos, tais como trauma de combate e abuso físico, sexual ou emocional, mais sessões podem ser necessários para o tratamento abrangente.
Komentarze