Precisamos falar sobre: JOGO BALEIA AZUL.
- Talita Romero - Psicóloga - CRP: 03/12569
- 18 de abr. de 2017
- 2 min de leitura

Vocês sabiam que o nosso país é o oitavo colocado em estatística de suicídio? A Depressão é uma doença que afeta 4,4% da população mundial e 5,8% dos brasileiros, segundo dados da OMS. O Brasil é o país com maior prevalência de ansiedade no mundo: 9,3%. E onde entra o jogo Baleia Azul?
Um dos assuntos mais comentados nas redes sociais, jornais, ou qualquer outra mídia é o jogo Baleia Azul, que propõe aos jovens desafios macabros como automutilação, ficar doente, ouvir músicas psicodélicas e por fim tirar a própria vida. Sabemos que "noticia ruim chega rápido" e "se espalha rápido", não sendo diferente com esse novo "fenômeno" que começou a circular nas redes sociais fazendo várias vitimas.
A depressão pode não ser o gatilho principal para um jovem começar a jogar o Baleia Azul, entretanto, é um grande aliado para aqueles jovens que além de sofrer com a depressão já estipulam estratégias para tirar a vida. Infelizmente, no nosso país alguns casos de suicídio estão sendo investigados por estarem aparentemente ligados ao Blue Whale (Baleia Azul) e ainda não se tem confirmações se estes que participaram dos jogos sofriam com a depressão ou qualquer outro transtorno.
O que sabemos é: Depressão não é fingimento, brincadeira e muito menos "besteira". É um assunto sério e precisa ser acompanhado por um profissional para um prospero acompanhamento. Assim como a Depressão, outros transtornos podem ser gatilhos para um individuo participar do jogo Blue Whale, então, ATENÇÃO! Estudos comprovaram que o jogo Blue Whale realmente pode e consegue mexer com o psicológico de pessoa, principalmente aquelas que tendem ou possuem algum traço de depressão. Se você perceber algum amigo postando mensagens estranhas nas redes sociais, talvez seja o Blue Whale, não ignore, peça ajuda, isso pode fazer a diferença entre a vida e a morte.
Comments