Coaching x Psicologia
- psicologiaativa
- 24 de ago. de 2017
- 2 min de leitura
A área de Coaching tem crescido cada vez mais, não só aqui no Brasil como no mundo inteiro. No entanto tem existido grandes equívocos entre a área de Coaching e da Psicologia. Diante disso viemos esclarecer alguns pontos importantes.
O que é Coach ou Coaching?
Coach é uma palavra em inglês que significa instrutores, treinadores. Quando a usamos como verbo, a palavraCoach significa treinar ou ensinar.
É este profissional quem aplica o Coaching, uma importante ferramenta para o desenvolvimento pessoal e profissional. E, por último, os Coachees (Cliente) são as pessoas que participam desse Treinamento.
Podemos citar os seguintes que são auto-explicativos:
1) Coaching Pessoal (para a vida pessoal)
2) Coaching de Carreira
3) Coaching para relacionamentos (amorosos ou outros)
4) Coaching para pais
5) Coaching para Esportes
6) Coaching para Jovens
7) Coaching para escritores (com o objetivo de ajudar na redação ou publicação de textos como dissertações, teses de doutorado, livros e outros materias);
Qual é a diferença entre o Coaching e a Psicologia Clinica ?
LEI FEDERAL 5.766, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1971, criou o Sistema Conselhos de Psicologia com a principal função de orientar, fiscalizar e disciplinar o exercício profissional tendo em vista oferecer à sociedade a qualidade técnica e ética dos serviços prestadospelos(as) psicólogos(as). E a resolução do CFP 019/2000 instituiu o MUORF (Manual Unificado de Orientação e Fiscalização), que estabelece a metodologia para os trabalhos de orientação e fiscalização, a fim de assegurar o cumprimento da lei, decretos e resoluções que regulamentam o exercício da profissão de psicólogos(as) e garantir que a atuação esteja dentro dos preceitos técnicos e éticos da profissão.
O O Conselho Federal de Psicologia (CFP), em nota de esclarecimento a respeito da disseminação da prática do coaching, vinculada aos princípios, métodos e técnicas que são privativos da Psicologia, vem a público esclarecer que espaços distintos devem ser definidos e utilizados para a divulgação de serviços, práticas e resultados vinculados ao coaching e a Psicologia. Embora a prática do coaching possa ser realizada por qualquer profissional, desde que tecnicamente capacitado, não há que se confundir esta prática com o exercício da profissão de psicólogo, bem como com a atuação do psicólogo do esporte, cujos objetivos, disciplina e orientações vinculam-se a princípios legais, advindos do campo da ciência e da pesquisa psicológica.

Comments